Uma das perguntas recorrentes acerca dos carros da Citroën é por que o Citroën C5 Aircross é encantador e possui um design marcadamente ousado e elevado.

Entre as respostas dessa pergunta, com certeza está o cumprimento da promessa da marca de que o Citröen C5 Aircross chegaria para ser o novo carro top de linha da montadora, com forte aposta em conforto, dinâmica, tecnologia e desempenho.

Fomos, porém, atrás de outros aspectos que explicam o sucesso do modelo. Confira.

Dimensões do C5 Aircross

Já se sabe que o Citröen C5 Aircross é feito sobre a plataforma modular EMP2 e tem as seguintes medidas: 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,67 metro de altura. O entre-eixos tem amplos 2,73 metros, enquanto o 580 litros de capacidade asseguram, ao modelo, um ótimo espaço no porta-malas. Esta medida, porém, pode chegar a 720 litros, a depender dos bancos traseiros, que se movem sobre trilhos.

Design do C5 Aircross

O SUV da Citroën tem visual em consonância com a proposta atual da marca em design, com toques certeiros de extravagância, beleza e jovialidade.

Dos elementos visuais disponíveis no C5 Aircross, alguns já são bem conhecidos do público, como os airbumps laterais, constantes do C4 Cactus, e os faróis finos divididos em dois conjuntos distintos – item que estreou no C3 europeu.

A riqueza de detalhes trazida pela carroceria do C5 Aircross também contribui para o conjunto visual diferenciados, assim como o desenho atípico das janelas laterais com um arco cromado em “C”.

Na Europa, o C5 Aircross conta com 30 opções de combinações de cores. Ainda há incerteza se essa gama de opções estará disponível no Brasil, mas especula-se que sim.

Interior do C5 Aircross

Com arquitetura interna idêntica à do C4 Cactus, o Citroën C5 Aircross ostenta um painel moderno, diferente e sofisticado. No volante, a sutileza do desenho casa perfeitamente bem com o toque suave.

É também na cabine que outro ponto de excelência do C5 Aircross se evidencia. O centro do painel está equipado com uma tela touchscreen de última geração que garante conectividade para smartphones.

Praticamente todos os comandos internos, como telefonia, som e ar-condicionado, são controlados pela central estabelecida em uma tela de 12 polegadas, garantindo estilo e modernidade ao Citroën C5 Aircross.

Especula-se que serão cinco as opções de cores internas, impactando especialmente nos bancos de revestimentos acolchoados.

Segurança do C5 Aircross

Na Europa, as versões mais caras do C5 Aircross contemplam um arsenal de equipamentos de segurança, que vão desde condução semiautônoma até frenagem automática de segurança.

Outros itens, como sistema de alerta que auxilia na manutenção do carro dentro da faixa de rolagem; piloto automático adaptativo; função stop/go, que permite ao C5 Aircross seguir o carro da frente no trânsito, incrementam a carteira de componentes de segurança do modelo.

A expectativa é de que o modelo brasileiro do Citroën C5 Aircross contemple integralmente esse pacote de segurança.

Mecânica do C5 Aircross

É potência para dar e vender! Assim pode ser definida a mecânica do C5 Aircross, que tem motor turbo de 181 cavalos e 25.5 kgfm de torque.

Bastam 8,2 segundos para que o modelo atinja os 100 km/h, enquanto a velocidade máxima gira em torno de 200 km/h, o que é um desempenho elevado para um SUV.

Família do C5 Aircross

É assim, com este C5 Aircross topo de linha, que a Citroën promete se estabelecer no mercado automotivo brasileiro com a família Aircross.

Embora ainda sem data de lançamento no Brasil, o C5 Aircross já suscita ansiosas esperas de quem sabe que o modelo se diferencia – e muito – dos concorrentes.

Mas enquanto o C5 Aircross não chega, vá à Saga Citroën e conheça de perto a qualidade da marca, fazendo um test drive em um dos nossos modelos. Viva esta experiência Citroën.