Quem nunca ouviu, vindo do banco de trás, a voz macia de uma criança em viagem de carro perguntando se falta muito para chegar ao destino? Esta é simplesmente a sina de todos os que se aventuram a pegar estrada com pequeninos a bordo.

Com a eclosão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a expectativa é que, pelos próximos meses e anos, haja um aumento no número de pessoas que pegarão estrada – o que, para muitos, significa ter de lidar com os resmungos dos pequenos por causa da “demora” em chegar ao destino.

Mas acredite: é possível atenuar isso. Ou seja, é possível tornar a viagem mais agradável para todos, inclusive para os pequenos. É o que garantem pediatras, nutricionistas e, principalmente, pais de segunda, terceira ou quarta viagem.

Veja a dica desses experientes personagens, para você enfrentar a estrada com crianças e bebês.

Horário da viagem

Especialistas de todas as ordens – desde médicos até pais com muita experiência em viagens – garante que o melhor horário para viajar com as crianças é sempre pela manhã.

As razões são variadas: a segurança é uma delas. De noite, além da baixa visibilidade, é comum os motoristas estarem mais cansados e, portanto, irritadiços.

Outra razão está no fato de que as viagens noturnas podem mexer no sono da criança e gerar altas crises de mau-humor. De acordo com Renata Waksman, em entrevista ao UOL, o ideal é pegar estrada bem cedo pela manhã ou do meio para o final da tarde – períodos em que o sol e a temperatura estão mais baixos.

Finalmente, uma dica importantíssima e uma regra básica: fuja dos horários de pico e dos feriados, pois são nestes momentos em que os congestionamentos são mais intensos.

As paradas

O princípio número um de uma viagem com crianças deve ser este: não tenha pressa para chegar ao destino. Portanto, planeje, antes de sair, as paradas, estude o caminho com antecedência para saber exatamente onde parar.

Essas paradas são importantes para as crianças esticarem as pernas, irem ao banheiro e fazerem tranquilamente as suas refeições. Segundo a Renata Waksman, essas paradas devem ocorrer a cada duas horas.

As alimentações

O cenário ideal, neste assunto da alimentação, é que, mesmo em trajeto de viagem, a criança mantenha a sua rotina alimentícia, assim como os horários das sonecas.

Por isso, a recomendação dos nutricionistas, para quem quer viajar de carro com crianças, é que leve água e comidas in natura que possam ser facilmente higienizadas em casa e consumidas sem dificuldades no interior do veículo.

A pré-viagem

É fundamental que crianças e bebês uma hora antes de pegar estrada, sejam alimentadas, respeitando o tipo de refeição a que está acostumada a criança naquele horário. Priorizar sempre comidas leves, que não possam levar o pequenino à náusea ou desconforto.

Contendo o sol

O sol invadindo a janela e incomodando o bem-estar e até o sono da criança pode ser realmente um problema atormentador. Afinal, muitas vezes, esse sol que incide é forte e quente, trazendo elevado incômodo à criança.

Por isso é importante instalar um protetor solar na janela do carro. Na falta deste item, a saída é se virar com o que tem, como um pedaço de pano, uma toalha ou um lençol, que deve ser preso na própria janela do carro.

Uso de eletrônicos

Este item é polêmico, afinal, é inegável que em viagens de carro, celulares, tablets e afins podem até causar enjoos. No entanto, outra verdade é a de que esses equipamentos eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano dos pequenos.

Esta decisão, portanto, é de cada família, individualmente de cada pai. Para os que veem com bons olhos o uso de eletrônicos em viagem, a dica é limitar o uso e baixar antes, de casa, o conteúdo que quer disponibilizar ao filho, já que há perda constante de sinal de internet nas estradas.

Gostou das dicas para como ter uma viagem mais tranquila com crianças e com menos questionamentos se falta muito para chegar ao destino? Ótimo! Então continue acompanhando a Saga Citroën pelos nossos blogs e redes sociais – sempre com novidades e dicas como esta.