Você sabia que, há quarenta anos, na França, a Citroën lançava uma Série Especial, com apenas 8 mil unidades, do seu famoso 2 CV, reconhecido como “Charleston”?


 


Isto mesmo! Este simpaticíssimo “Charleston” apresentava-se, ao mesmo tempo, como uma veículo sofisticado, clássico e original, incorporando assim o mais elevado patamar do universo automotivo daquele tempo.

 

E não parou por aí.  Após o sucesso do 2 CV Spot de 1976, veio o 2 CV6 Charleston, que dominou o novo fenômeno das séries limitadas. Este novo Charleston distinguia-se pelos seus revestimentos interiores específicos e os faróis redondos.

O sucesso se repetiu nesta série especial – tanto que em julho de 1981 a marca decidiu que a série limitada passaria a ser ilimitada, com a produção do Charleston sendo feita na fábrica de Levallois. A partir daí, o modelo passou a integrar o catálogo definitivo de modelos Citroën.

Esta última versão – no caso, a de produção em série – diferenciava-se da edição limitada pela presença de faróis cromados e revestimentos interiores cinza, com decorações em formato de losango.

Inicialmente proposto com uma pintura bicolor Vermelho Delage e Preto, o 2 CV Charleston se apresentaria, em julho de 1982, incrementado de uma versão em Amarelo Hélios e Preto, substituída em julho do ano seguinte por outra em dois tons cinzas: nocturne e cormoran.

Infelizmente, o Charleston já não é mais produzido. Mas, na Europa, ainda é possível adquirir um 2 CV Charleston no formato miniatura de 3 polegadas (5 €) ou porta-chaves (4 €), disponíveis na loja da Citroën. 

O Charleston em miniatura é extremamente popular: uma em cada cinco miniaturas 2 CV vendidas é um Charleston – o que prova que o modelo marcou época e deixou saudades.

E aí, gostou de saber desta curiosidade sobre o Citroën Charleston? Maravilha! Que tal, agora, você não perder tempo e dar um pulinho à Saga Citroën? Vá a uma de nossas unidades e saia de Citroën novo.