Citroën Oli é mais um dos modelos conceito que vai trazer novas tecnologias para os futuros carros de produção das marcas

Consciente da crescente complexidade dos carros que chegam ao mercado, a Citröen decidiu apresentar o novo carro conceito, um SUV urbano totalmente elétrico batizado de Oli que vem com a promessa de revolucionar o mercado. Como a maioria dos concept cars, o veículo será usado para testar novas tecnologias que futuramente poderão ser aplicadas em veículos de produção.

O Oli faz uso de inovações materiais, incluindo papelão altamente tratado para fornecer o fator de forma SUV em um veículo que pesa apenas 1.000 kg. Um peso impressionante para um automóvel elétrico. Como explica a Citröen, para reduzir o peso do veículo, são usadas baterias menores do que o comum. E apesar de possuir baterias pequenas, o Oli possui uma autonomia de 400 km.

A marca francesa também afirma que o SUV elétrico pode recuperar entre 20 a 80% de sua carga em pouco mais de 20 minutos. O novo conceito vem com um logotipo da Citröen resgatado de anos atrás e a porta de carregamento está escondida sob o emblema.

O Oli não segue a linha de design convencional dos carros, pois adota superfícies mais angulares e planas. Como por exemplo no para-brisa dianteiro que é vertical e estreito, portanto, usando menos vidro e reduzindo o peso total do veículo.

O elétrico opta por não acompanhar as tradicionais linhas de design em favor de superfícies mais angulares e planas. Por exemplo, o para-brisa é vertical e estreito para-brisas dianteiro parece um pouco estranho e está longe do convencional, pois está em um ângulo vertical e é bastante estreito, pelo menos mais do que o convencional, fazendo com que o Oli pareça um Humvee militar.


As partes da carroceria fabricadas pela parceira BASF são compostas de papelão reciclado em uma estrutura de “sanduíche de favo de mel”. Este material é então revestido com uma resina protetora resistente para tornar o painel forte sem perder a leveza.