A Citröen está trabalhando muito na produção de sua próxima estreia, que está confirmada para chegar ao Brasil em 2023. No lugar certo e na hora certa, o canal The Car Show acabou flagrado na Índia o que possivelmente virá a ser o nosso novo Citröen C3 Aircross - un SUV compacto de sete lugares mais comprido que o hatch C3, que será produzido em Porto Real, Rio de Janeiro.

Este modelo é fruto do projeto C-Cubed, uma nova linha formada por hatch, sedã e SUV, que tem como foco atuar em mercados emergentes. A família C-Cubed é composta por três membros, e o plano da marca francesa é lançar um carro por ano nos próximos anos.

Como o hatchback C3 foi o debutante no mercado brasileiro, o novo Citröen C3 Aircross está previsto para o segundo semestre de 2023. E em 2024 será a vez do sedã, se tudo seguir sem problemas no planejamento da Citröen.

O SUV Aircross utilizará a mesma plataforma modular do irmão menor, a CMP. Pelo que pode ser visto nas imagens, a Citröen manteve o mesmo estilo do hatchback. Na dianteira, por exemplo, com os faróis integrados à grade e um diferenciado grupo óptico frontal.

O carro terá ainda para-lamas encorpados, balanço traseiro mais longo e, naturalmente, uma distância entre-eixos maior( aparenta manter o entre-eixos de 2,54 metros). Nas laterais, as portas parecem ter a mesma estampa do hatch, o que ajuda na economia de escala. Na traseira, as lanternas têm desenho semelhante ao irmão menor e a tampa parece bem maior.

O protótipo tem o mesmo interior do novo C3. O volante, painel de instrumentos, display multimídia de 10 polegadas, botões de controle, console central e saídas de ar são idênticos. Muito provavelmente, este protótipo não era equipado com o interior definitivo do novo Citroën C3 Aircross.

Embaixo do capô do SUV muito provavelmente iremos encontrar o mesmo motor 1,6 litros que alimenta do C3, mas em versões de baixo custo. O motor Firefly 1.3 também não pode ser descartado como uma opção para as versões de entrada. Já as versões topo de linha devem ter motores 1.0 turbofan, como o T200.