Contenha a ansiedade porque falta muito pouco para o novo Citroën C3 sair da fábrica da montadora francesa e ganhar as ruas e estradas do Brasil.

A produção da terceira geração do hatch já está acontecendo a todo vapor em Porto Real (RJ) desde o início de março e a chegada é esperada ainda para este ano, talvez no fim desse primeiro semestre.

Vale lembrar que, desde meados do ano passado, informações sobre o hatch têm sido lançadas, mas em dezembro, enfim, a Citroën confirmou a efetiva chegada do modelo.

A confirmação efetiva da chegada foi divulgada em dezembro. A expectativa da marca era de que o lançamento ainda ocorresse no primeiro trimestre, mas a crise dos semicondutores teria afetado a produção, que atrasou.

Descubra como será o novo Citroën C3

Plataforma

No fim de 2019, a fábrica de Porto Real, na região Serrana do Rio, recebeu investimento de pouco mais de R$ 220 milhões para produzir a plataforma CMP. 

Já utilizada no Peugeot 208 importado da Argentina, a base modular será usada no hatch da Citroën e permitirá ainda a produção de outros modelos de porte maior - as duas marcas francesas fazem parte do Grupo Stellantis.

Design e projeto do Citroën C3

Já se sabe que o modelo brasileiro terá visual similar ao C3 vendido no mercado indiano. O modelo faz parte do projeto C-Cubed que deve dar origem a outros dois modelos até 2024. Aliás, um vídeo produzido para o mercado da Índia tem sido usado pela própria Citroën para divulgar o carro por aqui.

O visual é bem acertado e lembra muito o que já é praticado pela marca no C4. A dianteira, por exemplo, tem conjunto de iluminação parecido com o sistema usado no irmão SUV, com iluminação dividida em duas porções.

O projeto, é claro, deve ter passado por ajustes para agradar ao público brasileiro, seja na parte visual, ou na questão dinâmica e na motorização.

Segundo a própria Citroën, "sua concepção foi cuidadosamente pensada para oferecer um veículo de qualidade, conectividade e acessível no segmento B-hatch".

Tamanho

Ao longo dos últimos meses, a Citroën emitiu comunicados com detalhes de como será o novo C3. Em uma dessas "pílulas" de informação, a marca garantiu que o hatch terá capacidade para acomodar bem até cinco ocupantes. Isso não significa muita coisa, mas, pelas medidas da versão indiana, o nacional pode ter entre-eixos de 2,54 mm, comprimento de 3,99 m, mais de 18 cm de altura em relação ao solo e porta-malas com 315 litros.

Se confirmadas, as medidas do modelo serão bem parecidas às do Hyundai HB20, que tem 300 litros de capacidade no porta-malas e entre-eixos de 2,53 m.

Conectividade

Confirmado pela marca mesmo está o sistema de entretenimento e multimídia do C3. De acordo com site da marca, o hatch terá uma central com tela de 10 polegadas que permite espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

O sistema tem proporção mais horizontal e fica em posição elevada no console. E se encaixa bem no design interior do modelo, que também já foi revelado pela marca francesa. O visual tem um ar "diferentão". O acabamento tem texturas variadas e mescla tons.

Gostou de conhecer um pouquinho sobre como será o novo Citroën C3? Maravilha! Mas enquanto o modelo não chega às concessionárias, que tal dar um pulinho na Saga Citroën e fazer um test drive nos modelos da marca?

Ah, e continue atento ao nosso blog e às redes sociais da Saga Citroën porque, aqui, você encontra todas as novidades da marca.