A DS, divisão premium da Citröen, desejava fazer uma grande apresentação com seu novo sedã de luxo no Salão de Genebra de 2020. O terceiro modelo da marca e o primeiro sedã. Porém, imagens do carro e sua ficha técnica vazaram na web pouco antes do evento ser cancelado em decorrência da pandemia de Coronavírus que assolou o mundo no começo daquele ano.

O sedã de luxo DS9 é o sucessor do aposentado Citröen C6, linha que surgiu em 2005 para ser o legítimo sucessor do clássico XM e teve sua produção descontinuada em 2012 para abrir espaço para o crescimento da linha DS.

O modelo será produzido na China sobre a platafoma EMP2 com entre-eixos alongado para conferir maior conforto aos ocupantes, a mesma dos Peugeot 2009 e 3008. O registro do sedã mais luxuoso da linha no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que ocorreu em 2020, não garante a venda por aqui, porém abre caminho para possibilidades de importação.

No mercado interno, quer competir na categoria sedã de luxo com o Audi A4, com mais de quatro metros e meio de pura elegância e sofisticação com um toque de esportividade. Medindo exatos 4.934 metros de comprimento e 2.895 metros de entre-eixos, medidas próximas às de Audi A6 (2.636 mm), BMW Série 3 (2.851 mm) e do próprio C6 (2.460 mm).

Exterior e interior

Rende olhares de admiração por onde passa com seu visual elegante que exala poder e luxo**.** Na dianteira, o modelo segue o conceito original da linha Citroën DS, apresentando formato DS Wings, sofisticada moldura cromada que contorna a grade e os faróis de LED, uma característica identitária exclusiva da linha premium.

O habitáculo é rico em tecnologia, com uma grande tela central sensível ao toque posicionada horizontalmente no painel. Todo o acabamento é feito em couro e metal.

Símbolo do "savoir-faire" francês, chega o DS 9. Desenvolvido com a motorização híbrida E-TENSE, o novo sedã de luxo foi criado para proporcionar a excelência da tecnologia, um conforto de exceção e uma sofisticação inigualável.

O interior do sedã faz referência a outros modelos da marca e apresenta linhas horizontais, volante de base plana e botões do console inspirados no comando de aeronaves.w

DS 9 E-TENSE: motorização híbrida

O DS 9 estará disponível em dois motores híbridos plug-in E-TENSE: uma versão de 250 cv e uma versão de 4x4 de 360cv. Todas as versões equipadas com uma transmissão automática de 8 velocidades.

O motor híbrido que combina um motor de combustão interna 1.6 THP (High Pressure Turbo) a um propulsor elétrico, que juntos rendem 250 cv de potência, indo de 0 a 100 em 8,1 segundos ainda na versão de entrada.

Já a versão E-TENSE 4x4 360 apresenta desempenho de referência. Baseado em tecnologia competitiva e graças a preparações específicas, ele amplifica a potência do sistema híbrido até 360 cv**. Essa configuração** é alimentada por um motor PureTech de quatro cilindros de 200 cv, combinado com dois motores elétricos, um de 81,2 kW (110 cv) na frente e outro de 83 kW (113 cv) na traseira.

O veículo também pode percorrer até 50 km apenas com eletricidade, atingindo velocidades de 135 km/h neste modo.

O volante do híbrido oferece dois modos de condução à escolha: Comfort e Sport. E ainda outros 3 modos adicionais para se adequar ao seu estilo de condução. Confira:

  • O modo Zero Emissões, sempre selecionado por padrão, permite que você faça a maioria das viagens de casa para o trabalho sem queimar combustível.

  • O modo Híbrido gerencia automaticamente as fases elétricas e térmicas, dependendo da rota e do estilo de direção.

  • Modo E-TENSE Sport: Este modo permite aproveitar o máximo desempenho mecânico do DS 9 ajustando o mapeamento do pedal do acelerador, caixa de câmbio, direção e suspensão pilotada.

  • O modo confort permite que o DS SCAN SUSPENSION torne a suspensão mais rígida ou mais flexível para garantir o conforto ideal.

  • Modo 4WD, disponível no DS 9 E-TENSE 4x4 360 melhora a tração em estradas irregulares e off-road.

O que acontece quando entra no modo economia de energia**?**

Travagem regenerativa

A frenagem regenerativa amplia a autonomia da bateria ao converter energia cinética em eletricidade durante a desaceleração. A função é ativada com um simples toque no seletor de marchas. Esta solução permite estender a autonomia da bateria em até 20%.

Função E-SAVE

A função E-SAVE armazena até 30 km de energia elétrica na bateria para uso futuro. Este modo é especialmente útil para prever uma área de tráfego limitada, reservada apenas para veículos "eco” (ZEV - veículos de emissão zero).

O mapa, disponível nos displays DS 7 CROSSBACK E-TENSE e DS 9 E-TENSE, mostra a autonomia em modo elétrico em tempo real, bem como as estações de carregamento.

O sedã de luxo é atualmente produzido na China e estará disponível em todos os mercados onde a Citroën carrega a bandeira DS. Pacotes de equipamentos, preços e outros detalhes logo serão anunciado.