A Citroën está de casa nova ou sócios novos! A marca francesa participou da reunião que aconteceu em Paris no começo do ano, em que, além de acionistas da montadora, marcaram presença os da Peugeot e da Fiat.


Todos concordaram com a fusão dos grupos, formando assim um casamento fraco-ítalo-americano concebido sob o propósito de atingir um tamanho crítico em um mercado em revolução.

Essa união dos grupos francês (PSA) e ítalo-americano (FCA) já ganhou até nome: Stellantis – que já nasce como a quarta maior empresa do mundo em número de veículos vendidos e a terceira em volume de negócios – atrás somente de Toyota e Volkswagen.

Depois da votação dos acionistas, o segundo passo aconteceu no dia 16 de janeiro, quando se efetivou a união entre os dois grupos. Já no dia 18 do mesmo mês, a Stellantis começou a cotar nas bolsas de Paris e Milão – e no dia 19, na New York Stock Exchange.

Para se ter ideia de como a Stellantis já nasce gigante, o novo grupo terá mais de 400 mil funcionários e passará a reunião 14 celebradas marcadas, como Citroën e Maserati (que já tiveram há 50 anos uma breve união), Fiat e Opel, Peugeot e Alfa Romeo, Chrysler, Dodge ou Jeep.

O presidente da PSA, Louis Gallois, celebrou efusivamente a fusão: “Nunca tive tanta vontade de viver um momento da história como hoje”.

John Elkann, presidente da FCA, fazendo referência à ocorrência de uma “fusão histórica”, também comemorou o feito: “Teremos um papel de primeiro plano na próxima década, na redefinição da mobilidade, como fizeram nossos pais fundadores, com muita energia”.

E aí, aprovou o nascimento da Stellantis, resultado da fusão entre a Citroen, Peugeot e a Fiat? Maravilha! Então continue acompanhando o blog da Saga Citroën, onde você sempre encontrará novidades, curiosidades e informações como esta.

Ah, claro, e visite hoje mesmo uma das unidades da Saga Citroën e confirme, você mesmo, toda a qualidade e excelência da marca.