Há uma publicação falsa circulando nas redes sociais que alega a demissão em massa e o fechamento de fábricas da Citröen e da Toyota no Brasil. 


No entanto, ambas as empresas negam essas informações e afirmam que estão operando normalmente, sem demissões em massa ou encerramento de atividades.


É importante verificar as informações antes de compartilhá-las e disseminar notícias falsas.


Postagem falsa desmentida


Apesar da viralização de um vídeo no aplicativo Kwai, que alegava o encerramento das atividades das montadoras Citroën e Toyota no Brasil e a demissão de milhares de funcionários, a imprensa profissional não noticiou nenhum corte ou fim de atividades das empresas mencionadas. A publicação acumulou cerca de 10.600 curtidas e 3.384 comentários.


O portal de notícias UOL Confere verificou a informação e concluiu que se trata de uma fake news. De acordo com a matéria publicada, em nota enviada pela empresa Stellantis, detentora da marca Citroën, a informação divulgada sobre o fechamento da unidade de Porto Real (RJ) e demissão de 13 mil funcionários é falsa. 


Segundo o grupo, cerca de 1,5 mil colaboradores atuam na fábrica, além disso, a Citröen planeja investir em novos modelos. A Toyota também negou a informação e reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro.


A disseminação de notícias falsas é um problema cada vez mais recorrente nas redes sociais, e a verificação de informações se torna cada vez mais necessária. O UOL Confere tem o compromisso de checar informações e divulgar a verdade, evitando a propagação de boatos e informações inverídicas.


É importante ressaltar a responsabilidade de cada um em checar informações antes de compartilhá-las em redes sociais. A propagação de fake news pode gerar consequências graves e afetar a reputação de empresas e pessoas, além de prejudicar a sociedade como um todo. 


A confirmação das informações é um passo importante para o combate às fake news e para a construção de uma sociedade mais informada e consciente.


Procure sempre fontes seguras de informações, que podem ser checadas. No Blog Saga Citröen você fica por dentro do universo automotivo da fabricante francesa com segurança. Nos acompanhe e esteja sempre bem informado!