O Consórcio Saga é uma forma de reunir pessoas físicas ou jurídicas para facilitar a compra de veículos, imóveis e serviços por meio de autofinanciamento.
Os trâmites são feitos de forma fácil e segura, uma vez que a administradora deve estar devidamente credenciada pelo Banco Central do Brasil.
O sistema de consórcios no país é normatizado e fiscalizado pelo Banco Central devido à Lei nº 11.795/2008, em vigor desde 6 de fevereiro de 2009.
Com isso, o Consórcio Saga é completamente seguro e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha interesse em adquirir um bem, mas não tenha o valor à vista para comprá-lo.
Desta forma, você paga parcelas e recebe uma carta de crédito, que equivale ao valor à vista de um bem ou serviço. Essa carta é disponibilizada por meio de sorteio ou de lances feitos durante o processo de consórcio.
Vamos explicar para você como funciona esse processo e esclarecer algumas dúvidas. Confira!

Como funciona o consórcio na Saga

Veículo Citroën

Para participar do Consórcio Saga, é preciso aderir a um grupo. Existem três formas para realizar o procedimento: Adquirindo uma cota de um grupo em formação, adquirindo uma cota de um grupo já formado ou uma cota de transferência.

O primeiro caso é para quando a administradora ainda está reunindo um número suficiente de pessoas para que os integrantes possam ser contemplados em um prazo determinado.

Quando um grupo já está formado, é porque já foi realizada uma assembleia de constituição, mas ainda existem cotas disponíveis para venda e pessoas que não participaram desta assembleia podem aderir.

Por fim, é possível comprar uma cota diretamente de um consorciado ou através da Central de Negócios. Em ambos os casos, a pessoa assumirá integralmente os direitos e as obrigações do consorciado que está sendo substituído.

Dúvidas frequentes sobre o consórcio na Saga

Peças Citroën
Separamos abaixo dúvidas frequentes sobre a realização de um consórcio na Saga, para que você não tenha mais dúvidas e possa fazer o autofinanciamento com segurança.
Confira:

Qual é o prazo de duração do consórcio?
O prazo de duração de um grupo é o período de tempo que o consorciado possui para o pagamento do crédito contratado. Esse prazo é prefixado pela administradora e consta obrigatoriamente no contrato de participação.
É possível que o consorciado seja contemplado antes do fim do prazo de participação, ou seja, antes de terminar de pagar o consórcio. Isso ocorre por meio de sorteios ou lances que ocorrem durante as assembleias.

O que é uma assembleia?
Assembleia é uma reunião mensal dos consorciados de um mesmo grupo para a realização de sorteios e oferta de lances. Para saber onde e quando a próxima assembleia ocorrerá, basta verificar o boleto mensal.

Quanto tempo leva para retirar o bem contemplado?
O crédito é disponibilizado imediatamente para a retirada do bem ou execução do serviço contratado. É preciso apenas aprovar a documentação exigida, que deve ser apresentada pelo consorciado.

No caso de bens móveis, o consorciado pode esher qualquer modelo, marca e cor?
Sim. As especificações podem ser definidas inclusive após o consorciado ser contemplado.

Se o consorciado esher um bem de menor valor, perde o resto do dinheiro?
Não, pois o restante do crédito poderá ser usado na compra de outro bem ou para liquidar as parcelas que ainda estão pendentes.