Em um movimento audacioso, a Stellantis colocou seu novo Citroën ë-C3 na vanguarda da revolução elétrica na Europa, conquistando mais de 10.000 encomendas desde o seu lançamento em 17 de outubro. Este compacto elétrico não apenas superou as expectativas da marca, mas também deixou seus concorrentes para trás, estabelecendo um padrão elevado no cenário dos veículos elétricos acessíveis.

A Revolução do ë-C3

O que torna o Citroën ë-C3 tão notável? Em primeiro lugar, seu preço competitivo de 23.800 euros, sem considerar os incentivos, o que o torna uma opção acessível para os entusiastas de carros elétricos. Esse preço atrativo fez com que os consumidores se rendessem às características inovadoras do ë-C3, em comparação com os modelos semelhantes de concorrentes como Renault e Volkswagen, cujas ofertas "populares" ainda estão por vir.

O VW ID.2 All e o Renault 5, com lançamentos previstos para 2025 e fevereiro de 2024, respectivamente, têm como objetivo a faixa de 25.000 euros. No entanto, o ë-C3 conseguiu não apenas antecipar-se a esses lançamentos, mas também consolidar sua presença no mercado com um preço mais atraente.

Prazo Estendido de Pré-Reservas

O sucesso do ë-C3 foi tão avassalador que a Citroën estendeu o período de pré-reservas. Inicialmente previsto para encerrar em 17 de dezembro, o prazo foi prorrogado até 31 de janeiro de 2024. Isso reflete a demanda crescente e a empolgação dos consumidores pela chegada desse compacto elétrico. As entregas estão programadas para o segundo trimestre, quando os primeiros proprietários poderão experimentar toda a inovação do ë-C3 nas estradas europeias.

Desempenho e Autonomia

O ë-C3, baseado na nova plataforma de carros compactos da Citroën, é movido por um motor elétrico de 83 kW (112 cv). Essa potência permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, com uma velocidade máxima de 135 km/h. Equipado com uma bateria de 44 kWh, utilizando a tecnologia de fosfato de ferro e lítio (LFP), oferece uma autonomia impressionante de 320 km pelo ciclo WLTP. Além disso, a capacidade de carregamento de até 100 kW DC possibilita recuperar de 20-80% da carga em apenas 26 minutos.

O Futuro do Compacto Elétrico

O sucesso inicial do ë-C3 é apenas o começo. A Citroën planeja lançar uma versão ainda mais acessível, com um preço alvo de 20.490 euros e autonomia WLTP de 200 km. Isso evidencia o compromisso da marca em tornar a mobilidade elétrica ainda mais acessível e prática para todos.

Potencial Chegada ao Mercado Brasileiro

O ë-C3 não passou despercebido no Brasil. Recentemente, foi flagrado em testes no país, sugerindo a possibilidade de sua introdução no mercado brasileiro. Produzido na Índia para atender à demanda europeia, há também a possibilidade de produção local. Essa flexibilidade estratégica da Stellantis promete trazer inovação e sustentabilidade para as estradas brasileiras.

O Citroën ë-C3 é mais do que um veículo elétrico; é uma promessa de mobilidade sustentável, desempenho envolvente e um futuro emocionante para os entusiastas de carros elétricos. Fique ligado, pois a revolução elétrica está ganhando força, e o ë-C3 está liderando o caminho.

Na Saga Citroën, estamos ansiosos para ver mais dessas inovações desembarcando em nossas concessionárias e transformando a maneira como você se move pelo mundo.