Você é daqueles que são atentos aos cuidados mecânicos e gerais do seu carro ou integra aquele time dos que só checam os itens do veículo quando vão fazer uma viagem longa? 

Se a sua resposta é a segunda opção, é bom você ligar o alerta, porque corre riscos de vir a ter problemas. Afinal, periodicamente, é necessário que você cheque diversos itens do seu veículo.

Neste grupo dos itens mais importantes está a água do radiador. Caso você se esqueça de repor o líquido, é possível que o carro sofra com um dano irreparável, correndo o risco até mesmo de fundir o motor.

Outra coisa que você precisa saber é que, na verdade, o que vai no radiador não é exatamente água. Bateu a curiosidade de saber que líquido deve ser utilizado na peça? Veja como cuidar melhor do seu veículo com as dicas abaixo!

Sistema de arrefecimento

Para saber a importância de trocar água no radiador do seu veículo, é necessário que você conheça o sistema de arrefecimento do carro. O mecanismo é composto por uma válvula termostática, de vácuo e de pressurização, além de um reservatório de expansão, fluído de arrefecimento, bomba d’água, sensor de temperatura do motor e um eletroventilador.

A válvula termostática divide o líquido do motor e do radiador. Assim, a peça faz o controle da temperatura do motor e libera um líquido quente ao radiador para ser resfriado. Após o processo de resfriamento, o líquido volta para o bloco do motor.

Um interruptor térmico liga uma ventoinha caso o ar que está passando pela peça não seja suficiente. Em geral, isso ocorre em congestionamentos, por exemplo. O interruptor é acionado quando os discos metálicos se dilatam com o calor.

Falta de água no radiador

Mesmo com a ventoinha funcionando a todo vapor, se houver falta de líquido, o motor pode sofrer com superaquecimento, danificando o componente e também a chamada bomba d’água.

Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso.

A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido. Contudo, se um dia isso ocorrer, você precisa tomar cuidado para não sofrer um acidente. Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos.

Se isso não for feito e você abrir o compartimento antes, a água quente pode ser lançada contra o seu corpo, por conta da pressão, causando queimaduras graves. Colocar água fria no radiador também é uma atitude não recomendada, pois você poderá causar um choque térmico.

Como colocar a água e aditivos no radiador

Para trocar o líquido do radiador é preciso retirar o antigo antes de ocar o novo. Apesar de o número variar, em geral, cada carro demanda aproximadamente quatro litros de água.

Na verdade, o líquido que colocamos no radiador não é composto totalmente por água, pois isso causaria ferrugem ao motor. Na verdade, o que vai no compartimento é um líquido de arrefecimento e aditivos. Trata-se de um composto que tem 50% da fórmula com água e a outra metade com aditivo, utilizando uma substância chamada etilenogli.

Em uma situação de emergência é até possível ocar água comum no compartimento, mas a prática deve ser evitada. Se um dia for preciso que você tome a medida, busque fazer a troca para o líquido de arrefecimento o quanto antes.

Estas são as dicas preciosas do blog da Saga Citroën para o radiador do seu Citroën. E por falar em carro, que tal uma espiadinha em nossas marcas e modelos por aqui